Sua vida está em perigo!
Condomínios residenciais e comerciais formados em prédios de grande altura podem se tornar uma armadilha para o homem, ao estar sujeito a ter incêndio no prédio. Cada condômino tem interesses individuais, o ser humano tem uma tendência natural ao egoísmo, e o síndico fica impelido a não gastar, a todo o custo.
As histórias de incêndios são muitas, e ainda que nem tudo que pega fogo é noticiado, ou é informação que chega até a gente.
Por alguns instantes, desejo que você imagine que está no seu apartamento, e no meio da madrugada acorda tossindo, e ao abrir os olhos, além de ver uma clarão amarelo-alaranjado-vermelho, há fumaça tóxica e o cheiro de um queimado amargo e irritante, quase sufocante, aquele cheiro de tinta queimada, madeira, espuma e tecido. A casa está pegando fogo! Imagine esta situação. Você e sua família. O que fazer, como fazer, onde ir, por onde sair.
A casa está QUEIMANDO, e com tudo que está dentro dela!
Não é este o momento em que você deve se perguntar o que fazer. Esse é o momento de fazer, não tem tempo para pensar e sim, fazer mecanicamente. Então, é preciso que você tenha noção, sabendo que fazer.
Pense junto. O que há de mais simples é a sua vida e de quem você ama. A regra número um de segurança é pense primeiro na sua segurança! Você precisa estar seguro para ajudar os outros. Somente assim, você pode adotar procedimentos para ajudar os seus amores (família).
O que fazer?
Volte no tempo, lembre onde essas coisas estão, e o que você precisa de forma essencial…
- A chave para abrir a porta e sair…
- Documentos
- Dinheiro
- Celular
- O par de calçado
- Roupas (você estava dormindo)
- Ao sair feche todas as portas e janelas
- Desligue a energia elétrica de entrada da casa
Então você precisa deixar as coisas sempre em um lugar certo, SEMPRE no MESMO LUGAR, para saber em que lugar você encontra o que precisa.
Imagine a cena, queimou tudo e você só ficou com a roupa do corpo! Eu já tive pessoas próximas que passaram exatamente por isso.
O incêndio ocorre, em todos os dias há um prédio, uma empresa que arde em chamas. Embora a gente se pergunte por que o incêndio aconteceu, ou ainda quer ficar indignado porque não cuidaram para que existisse a proteção necessária, não é na hora do incêndio, o momento para pensar sobre isso. Existem muitas coisas que precisam estar preparadas para você enfrentar ao momento de um incêndio.
Tenha o lugar chamado ponto de encontro. Saiba quem está dentro de casa. Saiba em que lugar deve estar a pessoa e mesmo o animal (cachorro, gato, …)
Converse com as pessoas que estão na sua casa/apartamento sobre o que fazer e como fazer. Participe de treinamentos da brigada de incêndio, tenha treinamentos para procedimentos de evacuação. Ensaie os procedimentos, caminhando pelos locais, para saber como é, por onde vai. Tenha condições de saber como é a escada de incêndio do seu apartamento no qual vive e do escritório em que se trabalha.
Tenha a consciência sobre por onde descer pelas escadas de incêndio. Proteja os outros, ensine o que você sabe, distribuindo o conhecimento que você adquiriu, para que número maior possível de pessoas possam ser salvas.
Conhecimento para o caso de incêndio no prédio
Há procedimentos com uso de sistema de combate ao incêndio, extintores e hidrantes, mas só uso de você souber usar, para tanto, precisa ter manuseado estes equipamentos, pois você pode estragar a sua operação ou ainda você mesmo acaba se colocando em risco, sendo ainda complicará mais os trabalhos dos bombeiros.
Busque conhecimentos sobre procedimentos em caso de incêndio.
Procure treinamentos para que se precaver e reduza os riscos.
A empresa Engenharia DiagnostiKa oferece estudos como LAUDOS TÉCNICOS DE ENGENHARIA, análise da carga de incêndio, aprovação de projetos de combate a incêndio, treinamento de equipes para combate a incêndio, procedimentos em caso de explosão e evacuação de ambientes. Entre em contato para mais informações.